Bolo do Caco, Manteiga de Alho e Chips de Batata Doce

Ora aqui está uma receita que na verdade são 3!
Quando descobri por um acaso a receita do Bolo do Caco, mal podia acreditar que era tão simples assim. E nada melhor que acompanhar com uma bela manteiga de alho... Com as sobras da batata doce fiz umas Chips rápidas no micro-ondas!

Mas este jantar de final de sábado não foi assim tão simples... Enquanto o Bolo do Caco estava a ser feito na Bimby, ia arrumando a louça que estava no escorredor.. Puff, parti uma base de vidro para Bolo Inglês (a única que tinha!)

As Chips cortei-as com o descascador de legumes, já que não tenho mandolina... Estavam lindas, tão fininhas e bem espalhadinhas num tabuleiro... Puff... Deixei-as queimar por completo no forno!
Sorte a minha que ainda tinha alguma batata doce, pesquisei rapidamente um método de chips no micro-ondas. Não... não ia desistir assim das minhas primeiras chips de batata doce!


Receita para o Bolo do Caco (na Bimby)

Ingredientes
1 colher de café sal
100g água
1 dente de alho
250g farinha
70g batata doce
1 saq. fermento padeiro

Preparação
1. Coloque no copo a batata-doce e 200ml de água e coza 25 Min/100º/ Vel 1. Escorra bem a água depois de cozida e reduza a puré, programando 30 Seg/ Vel. 4.
2. Junte o fermento, a água, o alho e o sal. Programe 1 ½ Min/ 50º/ Vel. 2.
3. Junte a farinha e programe 30 Seg/ Vel 6 até que a massa fique elástica.
4. Forme bolas achatadas com cerca de 1 cm de espessura e diâmetro a gosto.
5. Aqueça uma frigideira anti-aderente e coloque as rodelas de massa, uma de cada vez, cerca de 10 minutos, virando-as de vez em quando até ficarem douradas.

A receita rendeu 2 bolos do caco que pelo seu tamanho dariam para partilhar entre 3 pessoas!

Para a manteiga de alho utilizei:
2 dentes de alho
120g manteiga
salsa qb

Coloquei a salsa e os dentes de alho descascados na Bimby e triturei durante 15 seg / vel 8. Juntei depois a manteiga e misturei durante 20 seg / vel 4.


Para as Chips de Batata Doce utilizei um descascador de legumes, para conseguir um corte fininho e igual em todas as rodelas.
Coloquei 2 folhas de papel de cozinha num prato e dispus as rodelas no papel, em as sobrepor.
Levei ao microondas durante 1 minuto. No final do tempo virei-as e voltei a colocar mais 1 minuto. (utilizei a potência máxima do meu microondas).

Caso as vossas batatas sejam mais grossas (cortando com faca, ou usando a mandolina), deverão deixar mais tempo no micro ondas (entre 2 a 3 minutos). É uma questão de testar, já que cada micro ondas é diferente!


Bom apetite!

Comentários